Para se contar a história do CAMPL-Patrulheiros de Limeira é necessário entender a história do Patrulheirismo no Brasil.
O projeto Patrulheirismo foi criado em abril de 1962, pelo Juiz de Direito Dr. Marino da Costa Terra, na cidade de São Carlos, interior paulista. Dr. Marino sempre se preocupou com o destino e a formação dos adolescentes – na maioria das vezes, desassistidos, sem orientações que pudessem ajuda-los a integrar-se na sociedade.
Iniciou-se, então, um movimento nacional de valorização do adolescente que se baseava no trinômio: Educação, Recreação e Trabalho. Mais tarde se transformou em quadrinômio com a inclusão da Saúde.
No final dessa década, com o ingresso das mulheres no mercado de trabalho de maneira mais efetiva, os adolescentes em condições sociais vulneráveis não tinham nada além da escola para que pudessem ocupar o tempo, de modo a favorecer o seu desenvolvimento e a boa formação pessoal perante a sociedade.
A finalidade era atrair e promover as condições e oportunidades adequadas para aquisição de valores importantes para o crescimento pessoal e social dos adolescentes oriundos de classes menos favorecidas economicamente e com pouco acesso à bens e serviços. As políticas públicas para esse segmento eram praticamente inexistentes antes desse período.
No ano de 1968, com o ideal do projeto Patrulheirismo recém-criado, a assistente social Evangelina Mauro, a pedido do prefeito Paulo D’Andrea, veio de Campinas-SP para colocar em prática o projeto na cidade de Limeira.
Evangelina Mauro já tinha experiência com os métodos utilizados no Patrulheirismo, uma vez que foi figura importante na implantação do projeto em Campinas-SP.
Em Limeira-SP, assim como em várias outras cidades onde o projeto rendeu ótimos frutos, a “Guarda Mirim” local, orientada pela Polícia Militar, no dia 10 de outubro de 1968 se transformou no “Centro Cívico do Patrulheiro Mirim”. Além de mudar de nome trouxe um novo conceito de educação, acompanhamento e preparação de adolescentes.
Os adolescentes assistidos passaram a ter acompanhamento e orientações que iam desde responsabilidade social até noções de práticas em escritório e assim passaram a ser encaminhados ao mundo do trabalho.
A partir de 1973, o projeto do Patrulheirismo na cidade de Limeira passou a se chamar “Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro de Limeira”.
Em novembro de 2007, após a adoção de medidas modernas passou a se chamar “Centro de Aprendizado Metódico e Prático de Limeira” – CAMPL Patrulheiros.
Promover o desenvolvimento global de adolescentes e suas famílias, em situação de vulnerabilidade sócio econômica, risco social e pessoal através da EDUCAÇÃO, RECREAÇÃO, TRABALHO E SAÚDE, contribuindo para sua proteção e socialização.
Ser um agente de transformação social através da busca da excelência focado na formação humana e profissional do adolescente.
Ética, Responsabilidade, Respeito, Transparência, Compromisso, Confiança, Criatividade, Crescimento e Autonomia.
Contamos com uma equipe de profissionais altamente capacitados e prontos para atender as necessidades específicas de cada adolescente. Com perfis diversificados, estes profissionais trocam experiências, conhecimentos e informações.
ADALBERTO ZORZO
Educadora Social
ADALTO ROSSETTO PACHECO
Colaborador
ADRIANA SERRANO
Educadora Social
AGATTA GOMES FELIX
Recepção - Estagiária
ALESSANDRA
Psicóloga Júnior
ANA CRISTINA VIEIRA GOMES
Assistente Social
ANA MARIA SAMPAIO
Coordenação
ANNE GABRIELLE DE SOUZA
Orientadora Social
FLÁVIA
Estágio - Assistente Social
GABRIELA PULZ
Orientadora Social
GUSTAVO
Suporte em T.I. - (terceirizado)
IARA MOMENTE DE PAULA
PCoordenação Asministrativa
IGUARACY CANEO BARBOSA
Faxineiro
IRENE MOREIRA DE SOUZA SALES
Faxineira
JAYME DE CASTRO RIBEIRO JUNIOR
Assistente Administrativo
JHONATAN XAVIER
Arte Educador
JOSIANE PIZANI DAROS
Educador Social
KAROLINE
Recepção - Estagiária
LAURA TOMITA
Dentista
LETÍCIA CALIXTO
Psicóloga Júnior
MARIA MADALENA FERREIRA
Cozinheira
MARIA VALERIA ESPINHARA
Arte Educadora
MOISÉS JOSÉ BARBOSA JUNIOR
Monitor
MÔNICA
Assistente Social
MONIQUE APARECIDA DEZOTTI
Psicóloga
ORLAY MARIANO
Arte Educador
PAOLA
Recepção - Estagiária
RAFAEL VIRGOLIN VALDARNINI
Assistente Administrativo
RAFAELLI
Recepção - Estagiária
REGINA DE FATIMA SIMAS SUMERE
Cozinheira
RODRIGO RODRIGUES
Arte Educador
ROGÉRIO
Educador Social
RONALDO CARLOS DOMINGOS
Músico
RONALDO FRANCISCO DE FARIA
Educador Social
SOLANGE BOMFIM LOURENÇO MORETTI
Assistente Social
TELMA
Assistente Social